domingo, 20 de outubro de 2013

DEPENDENCIA TEOLÓGICA - O QUE É ISTO?

Continuamente sou alvo de "conselhos" por parte de determinadas pessoas, querendo mostrar-me o "caminho", sendo que elas mesmas nem sabem em que caminho estão andando. Fato que constatei por simples observação.

Gosto de questionar o que me dizem (me refiro aqui a questões religiosas), para ver se não estou pisando em terreno arenoso e confrontar a informação com as escrituras, dentro do que aprendi. Eu discuto "ideias", não "pessoas". 

Ninguém pode se apresentar como "senhor absoluto da verdade", até porque a verdade como conceito é algo relativo e subjetivo. O que é verdade para um cristão, pode não ser para um budista, por exemplo.

Portanto, quero deixar claro que, com a produção deste pequeno artigo não estou querendo denegrir nenhuma denominação e nem a imagem das pessoas que as frequentam, embora pareça estarem as vezes interligadas, mas a intenção não é esta.

Cada pessoa é livre para seguir à igreja que se sentir melhor, o que eu não gosto e que não concordo é ter que ser coagido a seguir ou aceitar algo que não me sinto à vontade, ou que em minha compreensão não se tornou inteligível. Tenho direitos também de seguir ou não!

Tenho percebido ao longo da minha caminhada que as pessoas possuem uma "Dependência Teológica" em relação a denominação a que pertencem. Criaram uma espécie de "muleta", onde não conseguem, de jeito nenhum,  andar sem ela.

E o que caracteriza isto?

Normalmente o que caracteriza esta dependência é quando se observa uma pessoa ou denominação (religiosa) dentro das seguintes condições:

1 - Sua denominação é a "única" que prega a verdade; (As outras ensinam o erro).

2 - Fora de sua igreja não há salvação; (Só está salvo quem está em sua igreja).

3 - Criação de "jargões" orais, onde predomina o uso repetitivo que é copiado por todos; (Todos passam a falar e fazer coisas que ouviram de outros, mas não tem o minimo de respaldo bíblico, o fazem por imitação).

4 - O que é dito pelo "líder" deve ser aceito sem questionamento; (Alguns até tem o status de profeta).

5 - Uma suposta "inspiração pelo espirito Santo", que dá o status de autoridade a qualquer palavra pregada; (Desprezo pelo estudo minucioso da bíblia, ou quando o fazem, sempre tendo como palavra final a tradição).

6 -  O ensino de sua igreja sempre emana de um corpo diretivo principal. (Normalmente a "suposta" igualdade doutrinária na verdade não passa de manipulação para enganar os fiéis).

Das 06 condições que apontei acima, a última todavia me parece a mais perigosa. Onde há um corpo diretivo principal, de onde saem as "doutrinas" para guiarem as pessoas, normalmente estas são elaboradas sem um estudo bíblico abalizado e as pessoas têm que aceitar este ensino sem poder questionar sua validade. Isto sem dúvida não procede das escrituras. Basta conferir Atos 17:11 para derrubar esta ideia. 


O texto afirma que os "Bereianos" receberam de bom grado a palavra, mas o fizeram após um exame "diário" das escrituras para ver "se estas coisas eram assim". O contrário também é válido: Se o ensino não estiver de acordo as escrituras, não deve em hipótese alguma ser aceito.
Mesmo os ensinos do grande Apóstolo Paulo eram examinados à luz das escrituras para verificarem sua validade.

Estas são características gerais que pertencem às denominações que se apresentam como exclusivas, como únicas. 

Interessante apontar um principio utilizado pelo judaísmo caraíta, que deveria ser também utilizado pela maioria destas denominações na atualidade, que é:


"Examinais as Escrituras e não confieis em minha opinião. Afinal de contas, cada um de nós é responsável por suas próprias decisões e atos, é importante que cada um de nós examine os problemas religiosos que acompanham nossa vida diária". 

Um principio importante, pois frisa muito bem que cada pessoa é responsável pela opinião que emitir e que você deve por si mesmo buscar compreender e avaliar a temática conforme as [suas] condições. Quem conhece e vive sua vida, é você mesmo e ninguém melhor do que você, pode avaliar sua situação!


Por exemplo, será que é correto praticar determinadas ações, somente porque a minha denominação proíbe?  O que a igreja proíbe é sempre o que a bíblia proíbe? Eu percebi que o que está certo para a "igreja" nem sempre está certo para a "bíblia". E também, que o que é certo passa a ser errado, e o que é errado passa a ser certo quando avaliado sob a ótica da doutrina eclesiástica e não da bíblia.


Eu sei que muitos não vão aceitar o que estou dizendo, mas, desculpe a sinceridade, é porque você também é mais um medroso que não consegue caminhar com os próprios pés, porque pensa que já ouviu ou que já leu toda a verdade bíblica, mas na realidade o que você segue são ensinos formulados nos concílios eclesiásticos, mas você acha que está seguindo a bíblia, tem medo de confrontar sua crença....Leia mesmo estas palavras e sinta pavor, talvez acorde!!!

Óbvio que podemos buscar a opinião de outros que possuem um maior conhecimento em determinado assunto, mas isto não nos exime de confirmar se esta ou aquela opinião é válida. Devemos verificar sempre se a interpretação procede e se tem base bíblica, afinal, o principio protestante clássico é : Sola Scriptura

Mas parece um tanto esquecido este princípio, afinal é melhor sentar no banco e ouvir o líder pregar, é mais cômodo. É mais comodo também, seguir a revistinha de escola dominical ou sabática, porque ela já está prontinha, é só engolir!

Particularmente penso que as pessoas que se mantem nesse patamar religioso e eclesiástico são pessoas que no fundo gostariam de dizer e fazer o que estou dizendo e fazendo aqui, mas elas têm medo. Elas tem medo de "cair", porque se abandonarem sua muleta, como poderão andar? Se esqueceram, porém, que as duas pernas que possuem estão em pleno vigor físico...Elas querem "voar", mas o que vão fazer se perceberem que outros vão olhar para ela (e) e vão condená-la (o)? 


Engraçado é que se alguém decide "tomar do fruto e comer" para que os olhos se abram e seja como Deus sabendo o bem e o mal [Genesis 3:5], logo é visto como o transgressor, o pecador, aquele que merece ser exilado para fora do jardim....
Talvez a queda de Adão não tenha sido mesmo uma queda, quem sabe? Talvez tenha sido uma queda para cima, quem sabe?

Outro detalhe que vejo neste complexo eclesiástico, as doutrinas colocam Deus dentro de uma caixinha e dizem para ele: Fique ai e só aja de acordo ao que nós dissermos.

Deus é restringido ao que a denominação diz. 
Ele só ouve sua oração dentro dos moldes exigidos pela denominação.  
Ele só atende você se estiver vestido à maneira exigida da denominação.  
Ele só escuta a música da denominação.
Ele jamais atende quem não estiver ligado à denominação...
Ele só se apresenta dentro do templo erigido da denominação, pois não poderia se apresentar fora dele. 
Ele é tirano, maltrata quem erra e tira a liberdade de quem o desobedece..
Ele é cruel e vingativo!!
Ele, enfim, é um Deus (ou deus) pequeno, impotente, pois não tem liberdade de ser quem Ele deseja ser. 

Eu estou sendo bem ousado em minhas afirmações e se for apedrejado [num bom sentido] por isto, não estou nem um pouco me importando. Não tenho dívidas com ninguém e nem estou interessado em fundar nenhuma denominação. Para quê? Já existem tantas, aos milhares!! Há gosto doutrinário para tudo! E, também, se alguém discordar de mim, não me importo com isso...Minha vida pertence a Deus!

Mas, penso que as pessoas deveriam refletir melhor a respeito do que creem e como creem, pois o Eterno, o Criador do céu e da terra não habita em templos feitos por mãos de homens [Atos 7:48,49], pois ele habita em mim e em você, onde você estiver. 

Estás ligado a Deus? Então, sem duvida ele estará ligado a você..E não me venha por favor, dizer que eu não estou, somente porque não pertenço à sua ou à outra denominação....Isto não está na bíblia, nunca esteve!

Você pode estar "dentro" da igreja, mas Deus pode não estar "dentro" de você. Você pode andar direitinho de acordo as doutrinas de sua denominação, mas não estar "andando" com Deus. Porque Deus não se limita as regrinhas criadas pelos homens. Ele é mais, muito mais do que isso. Ele vai mais além!

As igrejas limitaram a soberania e ação de Deus. Nele estão a vida e a morte, o bem e o mal, a cura e a doença, a bênção e a maldição. [ Deut. 30:15; Isaías 45:7; Deut. 32:39; Deut. 11:26 e Apocalipse 22:3].

Se este Deus que eu ora apresento não é suficiente para você, pois você ainda precisa das regrinhas para você andar, sinto muito, mas para mim é este o Deus da bíblia. Ele é suficiente para mim.

Está aí minha reflexão!

Que o Eterno Deus ilumine a mente de todos nós!

Marcelo Valle












Nenhum comentário:

Postar um comentário