sexta-feira, 28 de junho de 2013

...Sobre esta Pedra edificarei a "minha" Igreja! QUAL?

"E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA, e as portas do Hades não poderão vencê-la". (Mateus 16:18 - NVI);




Meditando um pouco neste versículo, famoso por suas implicações históricas e teológicas, gostaria de pensar sobre alguns detalhes que vejo em relação a ele.

Jesus, como Mestre que era, gostava de fazer seus discípulos pensarem e não se levarem por opiniões alheias e muitas das vezes destituídas de fundamento. 

A opinião "popular" não deve (pelo menos não deveria) ser a opinião "final" a respeito de algo ou alguém. Questões sobre Jesus e sua natureza, por exemplo, se resolvem na bíblia e não em opiniões de pessoas!


Jesus na ocasião perguntou aos discípulos o que o povo pensava a seu respeito e o que os próprios discípulos pensavam sobre Ele.

Diante das respostas, Pedro faz então a famosa afirmação, revelada pelo próprio Pai: 

"Tu és O Cristo, o Filho de Deus Vivo" !

Mas, o que quero chamar a atenção é a resposta que Jesus lhe deu, ao afirmar...EDIFICAREI A "MINHA" IGREJA.....


Na atualidade, diante de tantas igrejas, cada uma com suas doutrinas e nomes, eu gostaria de perguntar a Jesus: A qual igreja o Senhor estaria se referindo?

Se a igreja é comparada à uma mulher no matrimônio (Efésios 5:25), tendo Cristo como "cabeça" e  "salvador" do corpo (Efésios 5:23), aí a figura de linguagem utilizada por Paulo fica ainda mais difícil de ser compreendida hoje, pois ninguém em sã consciência diria que Jesus teria hoje "muitas mulheres" (diga-se igrejas).

Olhando para os dias de hoje, visto que todas as igrejas formadas diferem entre si em questões variadas, principalmente em questões doutrinárias, tenho dificuldade em aceitar que Jesus tenha como "esposa" muitas ou algumas destas igrejas atuais.

Infelizmente, o que constato é que a Igreja se transformou numa "instituição" e esta transformação a fez se dividir em inúmeras outras. É como se olhássemos um trem entrando no túnel e quando saísse ao invés de um, veríamos muitos outros trens.










Nesta transformação, a IGREJA - INSTITUIÇÃO [1] -  arroga para si o direito de criar normas e de ser a "mediadora" entre o homem e Deus, papel que cabe exclusivamente ao Senhor Jesus (Cf. 1 Tim. 2:5). Eu digo, por experiência: Os cristãos de hoje pensam que se você está desligado da igreja, está desligado de Deus! 
Esqueceram que a mediação vem de cima para baixo, não o contrário! 

Tantas pessoas que se "matam" para seguirem essas doutrinas humanas, pensando estar agradando a Deus e pensando que dessa forma alcançarão o favor divino...Pena que não podem enxergar que isto não os fará alcançar o favor de Deus, porque não querem enxergar, estão demasiado "cheias" e "satisfeitas" para isto!

Seus pastores procuram "justificar" suas funções eclesiásticas defendendo a qualquer custo suas doutrinas, mesmo em sacrifício da verdade. Mesmo se compreenderem que as escrituras ensinam algo diferente, não podem aceitar, pois a Instituição paga seus salários...

Estas normas que a Igreja criou, em minha opinião são como "cercas" que os líderes impuseram aos liderados. Nem sempre elas estão fundamentadas nas escrituras e quase sempre elas são fruto de falta de base bíblica, sem serem analisadas em todo o seu contexto.

Por experiência, percebo com pesar que a maioria das pessoas que estão dentro dessa "cerca doutrinária", parece que estão felizes, não querem sair, estão felizes com a pouca "luz" que recebem, pois ao serem confrontadas com um ensino de Cristo (uma Luz maior) que se contradiz com o que elas aprenderam, logo tratam de se evadirem e de emitirem as mais diversas opiniões e justificativas...infelizmente! Elas ainda não se deram conta de que a "cerca" é feita de barbante, portanto frágil e fácil de ser arrebentada!

Há ainda outro detalhe: No meio dito "cristão", entre uma igreja e outra há muitas rixas que as faz se rejeitarem. E isso quando não dizem (como já ouvi algumas vezes) que apenas suas doutrinas é a que estão corretas ou apelam para um suposto tradicionalismo histórico!

DEUS está longe deste tipo de coisa!! Uma sábia frase que ouvi de uma pessoa!

Há ainda a divergência entre escolas e seminários. Se algum defende uma teologia mais voltada para o aspecto interdenominacional não é visto com bons olhos, pois para certos seminários, a "sua" teologia é a correta. Será?   

Eu não tenho problema nenhum com a Igreja (esta que nas escrituras é designada como a "Assembléia dos chamados para fora". Mas, tenho todos os problemas com esta igreja que se tornou uma instituição cheia de normas e regras que é "consagradora da vida dividida dos indivíduos" (Hegel).

Mas duvido muito e desafio a qualquer um, que a Igreja (Ekklesia) possa estar contida nas Igrejas (Instituição) da atualidade....com todas as suas divisões e rixas!! 

Por isso fica a pergunta e cada um reflita consigo mesmo:

Diante da diversidade doutrinária, UMA BÍBLIA MAS MUITAS IGREJAS, quem em nosso tempo é de fato a "Esposa de Cristo"? Quem em nosso tempo pode ser chamada por Cristo de "minha igreja"? 

Fica aí este pensamento para os meus irmãos cristãos!



MARCELO VALLE 


NOTAS

[1] Quando digo IGREJA-INSTITUIÇÃO, me refiro a Igreja Católica e todas as chamadas igrejas evangélicas protestantes, sejam elas tradicionais ou não.






Um comentário:

  1. Marcelo, ótima postagem meu irmão.
    Acredito que as palavras de Jesus quando disse que irmão pai e mãe são todos os que "fazem" a vontade de Deus, vale para os nossos dias. O problema das denominações é o exclusivismo, e como você bem disse não existe essa de ter uma "igreja" denominação perfeita.
    Acredito que igreja somos nós que apesar de sermos pecadores não estamos satisfeitos com esse regime de morte.

    Muito bom mesmo a sua postagem, continue assim.
    Um abraço.

    ResponderExcluir