domingo, 16 de junho de 2013

MENTIRAS QUE SE PERPETUAM COMO VERDADES

 
ISAÍAS 14:12 ensina a suposta "Queda de Lúcifer"?


A cada dia que estudo a bíblia e sua história, percebo o quanto alguns homens "manipularam textos" e inculcaram "mentiras" nas mentes das pessoas, mentiras essas que permanecem até hoje e que só se poderiam arrancá-las se tão somente elas se dispusessem a avaliar sua crença sem idéias pré-concebidas. Um princípio fundamental no meio cristão deveria ser o da liberdade de pensamento e de questionamento.

Não é errado fazer isto. Errado é conhecer a verdade sobre um determinado assunto, sobre algum ponto específico e ainda assim permanecer crendo na mentira, por simples motivação de defender sua crença particular e sua denominação, a qual paga seu salário. Quando não é isto, defende seu status na denominação a qual pertence.....Será que estes querem mesmo conhecer a verdade?

Muitos crentes, porém, se apoiam nesta questão de que "o espirito de Deus" os guia a toda verdade e com isso não pesquisam as escrituras a fundo, a fim de encontrar esta mesma verdade, sendo isto a meu ver um erro crasso que cometem. 

Se o espírito de Deus fosse mesmo o "guia" destas pessoas, porque há tanta divergência de interpretação bíblica? Não há uniformidade no espírito de Deus? Ou seria falta de um estudo sério e embasado das escrituras? A resposta fica em cada consciência. 


Mentiras, de tanto serem repetidas, se perpetuam como verdades. Uma dessas mentiras é dizer que Lúcifer é um anjo caído e que sua "suposta queda" encontra base em Isaías 14:12 . Nada mais longe da verdade!!!

Quem disse que Lúcifer é o nome de um anjo caído? Onde está este nome na bíblia? Ainda, quem disse que Satanás é o próprio Lúcifer?


Os cristãos ficariam surpresos ao saber que o Novo Testamento chama JESUS de Lúcifer! É verdade e vamos provar!


No texto bíblico de Isaías 14:12, quando Jerônimo[1] traduziu esta passagem da bíblia hebraica para o latim (por ordem do papa Dâmaso I), verteu a frase "estrela da manhã" como "Lúcifer". Veja o texto logo abaixo.


Por causa disto, todas as vezes que algum cristão lê esta passagem pensa que há uma referência ao "anjo que caiu do céu" e sua mente é imediatamente direcionada a Satan. 

Nem o texto em latim, nem o texto hebraico faz referencia à Satan, muito menos a algum rebelde que caiu literalmente do céu.


TEXTO EM LATIM VERTIDO POR JERONIMO:[1]


"Quomodo cecidisti de caelo, lucifer, fili aurorae? Deiectus es in terram, qui deiciebas gentes" (Isaías 14:12).






TEXTO EM INGLÊS DA KING JAMES VERSION [2]



"How art thou fallen from heaven, O Lucifer, son of the morning! {how} art thou cut down to the ground, which didst weaken the nations {O Lucifer: or, O day star}" . (Isaías 14:12)


Obs.: Veja que a KJV (Versão do Rei Tiago de 1611) traz a palavra "Lucifer" e abaixo entre chaves uma alternativa para a frase: Ou Estrela do Dia. {Or day star}.


O QUE SIGNIFICA A PALAVRA LÚCIFER?


É uma palavra do latim (Lux Fero) que quer dizer "portador de Luz". O substantivo Lúcifer ocorre seis vezes na Vulgata, versão latina da Bíblia, e uma vez em algumas traduções da bíblia em língua portuguesa. 

Infelizmente, este termo ganhou uma conotação inapropriada e as pessoas não gostam de utilizá-lo por causa da ideia que nos foi passada, como sendo referencia ao diabo da crença popular; 

Faço então o seguinte questionamento:

Onde e quando "satan" poderia ser "portador de Luz" como é definido no termo em questão?






Interessante é que esta mesma palavra latina foi utilizada na bíblia EM PORTUGUÊS fazendo referência à Jesus: Veja:



2 PEDRO 1:19 ( EM LATIM )



"et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et LUCIFER oriatur in cordibus vestris" (2 Pedro 1:19).



2 PEDRO 1:19 ( EM PORTUGUÊS )



"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a ESTRELA DA ALVA apareça em vossos corações". (2 Pedro 1:19).[3]



2 Pedro 1:19 traz em grego a palavra PHÓSPHOROS (TRAZEDOR DE LUZ). O termo era empregado no grego clássico para a "estrela da alva", ou seja, o planeta Vênus (Liddel-Scott, 1968) que precede a Aurora. (Grifos Meus)


Em Isaías 14:12 é um título que se aplica ao Rei de Babilônia, cuja queda Isaías proclama. O Hebraico aqui é HÊLEL - "estrela brilhante", "estrela da manhã". [4] (Grifos Meus)






A VULGATA DE JERONIMO








Na tradução antiga feita por Jerônimo, a palavra Lúcifer aparece em Apocalipse 22:16, mas na revisão da Vulgata feita depois, que ficou conhecida como Nova Vulgata, retiraram a palavra e a substituíram pela expressão Stella Splendida Matutina, que em português ficou como a RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ


Obs: O VERSÍCULO FAZ REFERÊNCIA A JESUS, NÃO A SATANÁS



APOCALIPSE 22:16 EM LATIM



"Ego Iesus misi angelum meum testificari vobis haec super ecclesiis. Ego sum radix et genus David, STELLA SPLENDIDA MATUTINA". 




APOCALIPSE 22:16 EM PORTUGUÊS


"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ". [5].


E, por que mudaram? Simplesmente porque não quiseram mais conectar esta expressão ao nome de Jesus, pois o nome Lúcifer está associado "tradicionalmente" no cristianismo à Satan. No lugar da palavra lúcifer, que até então era usada tranquilamente para se referir à estrela, ele utilizou "stella splendida matutina". Semanticamente é a mesma coisa. Pois a frase "stella splendida matutina", em latim, pode ser resumida em uma palavra - Lúcifer



O Rei de babilônia "caiu" do céu? Como assim?


"Cair e subir ao céu" não tem um significado necessariamente literal em algumas passagens. Embora Isaías esteja falando de um monarca humano, não está dizendo que ele caiu do céu "literalmente", pois seres humanos nunca caíram do céu. Este tipo de linguagem denota uma queda metafórica. Por exemplo:


Mateus 11:23 - E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.

Veja, que a cidade de Cafarnaum seria "elevada" até o céu e depois "desceria" ao inferno. Mas, como ela seria "elevada" e como ela "desceria"? Metaforicamente, é óbvio.

Se trata de "figura de linguagem" e aqui Jesus utiliza a "hipérbole", exagerando a descrição para enfatizar a reprovação de sua mensagem. "Queda" também pode conter a definição de "rebeldia contra os desígnios de Deus".


O contexto, portanto, pede para que eu interprete esta "queda" de um monarca humano e de fato no contexto isto está indicado claramente: 



Acompanhe a sequencia do texto de Isaías e descubra de quem o profeta está falando



Isaías 14:4 - Proferirás esta parábola contra o rei de Babilônia, e dirás: Como cessou o opressor! como cessou a tirania!


Isaías 14:9,10 - O Seol desde o profundo se turbou por ti, para sair ao teu encontro na tua vinda; ele despertou por ti os mortos, todos os que eram príncipes da terra, e fez levantar dos seus tronos todos os que eram reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também estás fraco como nós, e te tornaste semelhante a nós.


Os príncipes da terra afirmam que este é semelhante a eles...


Isaías 14:12b - como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!


Como assim prostrava as nações? Satan não caiu do céu antes de haver nações na terra e tentou Adão?


Isaías 14:16b - É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?


Que reinos? Já existiam? Satánas é um "varão" (homem)?


Isaías 14:19,20 - Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados a espada, como os que descem às pedras da cova, como cadáver pisado aos pés. Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo. Que a descendência dos malignos não seja nomeada para sempre!



É possível "matar à espada um ser espiritual? Como?


Isaías 14:22 - Levantar-me-ei contra eles, diz o Senhor dos exércitos, e exterminarei de Babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho, e o neto, diz o Senhor.

Exterminarei o nome de quem? Babilônia ou de "Satanás"?



Jerônimo utilizou o nome "Lúcifer" para se referir ao Rei de babilônia (comprove na referencia indicada), e hoje os cristãos transformaram o Rei de Babilônia no "Anjo que caiu do Ceu" - Quanta injustiça!! [6]


COMO SE LIVRAR DO ERRO DE INTERPRETAR ISAÍAS 14:12 COMO SENDO REFERENCIA A QUEDA DE ALGUM ANJO REBELDE?


1 - Analisar o contexto do capítulo. Este contexto começa no capítulo 13, passa pelo 14:4 e pelo capítulo 21 e depois nos capítulos 46,47 e 48 de Isaías.


2 - Observe que Isaías faz referencia em seus capítulos à quedas de diversas nações estrangeiras (veja por exemplo o capítulo 19, onde Isaías faz uma profecia contra o Egito). No capítulo 13, a profecia é dirigida contra a nação de BABILÔNIA. (Is. 13:19).



CONCLUSÃO


Isaías 14:12 não faz referencia, em hipótese nenhuma, a suposta queda de um anjo rebelde, mas sim a queda de um orgulhoso rei humano e sua nação.

É imperativo seguir o contexto sem idéias pré-concebidas para alcançar uma interpretação mais coerente com o texto bíblico.


Sigamos neste caso o conselho de Pedro: A palavra dos profetas é um guia seguro para se chegar a iluminação do conhecimento de Cristo, "até que raie o dia e surja - (LUCIFER)- a estrela da alva em nossos corações" (2 Pedro 1;19 - BIBLIA DE JERUSALÉM)



MARCELO VALLE


NOTAS:






[4 ]Dicionario Internacional de Teologia do Novo Testamento. COLIN, Brown, LOTHAR, Coenem 2a Ed. - Sao Paulo - Vida Nova, 2000, pág 1225 - ARTIGO: LUZ

[6] http://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_vt_isaiae_lt.html#14




11 comentários:

  1. Meus parabéns Marcelo, muito bem redigido o assunto, muito bom mesmo.

    Acredito que as pessoas perpetuam "o" e no erro, pelo fato de estarem ligados a uma denominação, lá elas são condicionadas a "verdade". E com o passar do tempo, todas estarão defendendo tal "verdade".

    Quanto a questão de Lúcifer, como bem você definiu, não sei por que os líderes religiosos não explicam para o povo sobre o fato de que no início da era cristã algumas pessoas se chamavam Lúcifer.
    Temos exemplos como o bispo de Sardenha, são Lúcifer de Cagliari.

    Fique na paz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bem Lembrado irmão....eu nem pensei neste detalhe.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, mais um texto bem redigido. Cuidado com os inquisidores! kkkk Deixando a brincadeira de lado e considerando o texto é notório observar alguns pontos:
    1) O contexto religioso hebreu _ Até os dias atuais a concepção de céu e inferno são vagas, como também a concepção do inimigo, maligno, diabo. Isaías não se preocupava em trazer uma referência religiosa a Satam, pois não creditava-se nada, ou seja, nenhum evento a ele.
    2) As perdas adquiridas na tradução _ Quando falo de perdas; Falo de mudança de sentido; Falo de interesses dogmáticos e litúrgicos no desenvolvimento da religião ou seguimento religioso. O comentarista Evandro citou bem a referencia nominal que era dada os líderes ou pais da igreja no século I. As igreja contemporânea vivem um maniqueísmo disfarçado de cristianismo.
    3) A conveniência doutrinária _ É o perigo mais latente dos nossos dias e, ignorado por nossos líderes. O diabo, satan, Lúcifer, seja qual for o nome tornou-se importante. Uma válvula de escape. Uma razão, uma justificativa para esconder a falácia humana. Um substantivo para que a manobra de massa continue.
    Concluindo: Estes assuntos não podem ser esgotados. Sempre há uma base bíblica e teológica que mostrará uma nova evidência ou possibilidade de realidade. Observo os textos de Isaías e Ezequiel e desmistifico o assunto queda. Contudo, quando observo o Canon testamentário tenho a certeza que a definição de Paulo é correta:"pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes." E disso não abro mão.

    ResponderExcluir
  4. Excelente comentário Marcão...interessante que na ultima aula, O Robson fez um comentário justamente sobre este trecho que você citou no final....que se tratava de lutas ideologicas, argumentativas (do tipo que somente eu você gostamos) e não demoniacas. Faz uma pesquisa sobre os termos "principados e potestades" no grego...amigo, você vai se surpreender..não fazem referencia a poderes demoniacos..a não ser é claro que queiramos ver isto neles...Mas de fato é isso que você falou..Não dá pra ver nestes textos (Isaias e Ezequiel) um assunto sobre "queda" de um anjo mal..Obrigado por comentar....continuemos nessa luta sem medo da inquisição protestante...kkkk

    ResponderExcluir
  5. POSIÇOES POLITICAS E NOMES OU ATRIBUTOS A MESMA PESSOA, QUE TAL A VERDADE

    ResponderExcluir
  6. Qual verdade você deseja conhecer Lucifer Diogo?

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor, vc por um acaso tem alguma explicação concisa sobre Ef 6: 12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, Pastor Thiago...

      É um prazer ver seu comentário. Antes, no entanto, gostaria de saber sua opinião a respeito do texto acima que o irmão leu. O que achas? Há coerência, não há, quais seriam seus comentários?

      Sobre Efésios 6:12, normalmente o cristianismo tradicional entende que aqui se faz alusão à uma "guerra" contra os demônios, nas regiões celestiais, porque no inicio da frase, Paulo diz que a luta "não é contra a carne e o sangue..." mas sim "contra os principados e potestades"....

      Mas se isto estiver correto, a expressão "principados e potestades" careceria do mesmo sentido em outros textos, como por exemplo: Tito 3:1; Efésios 3:10; Col. 2:10, Efésios 3:10.....etc... LEIA OS TEXTOS, POR FAVOR.

      Seria bem difícil compreender o termo PRINCIPADOS E POTESTADES como sendo referencia a "demônios" nos textos acima, ainda mais escritos pelo mesmo apostolo que redigiu Efésios 6:12.

      O fato desta guerra não ser uma guerra contra "sangue e carne" não é para ser entendida como uma indicação de que envolve uma hoste celestial sob a liderança dos demonios. O ponto é que, em vez disso, não é um combate físico, mas uma luta para manter os princípios divinos enfrentando forte oposição daqueles com autoridade.

      A expressão "principados e potestades" parece ser quase uma expressão técnica sobre aqueles com autoridade. Não se vê em outras partes do Novo Testamento a evidencia de que Paulo tenha lutado contra classes de "demonios" ou "anjos caidos". Nas nas 3 viagens missionarias, percebe-se que a luta era sempre contra os falsos mestres e judaizantes, ou seja, aquelas autoridades que atacavam o cristianismo e mesmo Falsos irmãos que o atacavam de dentro.

      O ideal, sugiro, para que o irmão tenha uma compreensão maior deste assunto, é preciso primeiro compreender o conceito e a ideia sobre "satan" no antigo testamento, perpassando os diversos textos onde o vocabulo aparece, e depois então ir ao NT para se compreender a questão.

      Vou te indicar este fórum, que apesar de haver poucas discussões sobre ele, contem muitas respostas sobre o assunto, inclusive opiniões contrárias.

      Sinta-se a vontade em perguntar sempre. Um grande abraço. Seu irmão na fé de Jesus.

      Marcelo

      http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/viewforum.php?f=38


      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. A paz meu amigo, lhe agradeço pela contribuição no esclarecimento de Ef 6: 12 quanto a Lúcifer ser hasatã ou o Satanás já defendi muito porém hoje que busco analisar as escrituras contextualmente, não mais.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir